O que é a Técnica Alexander ?

Definição:

A técnica Alexander é um método somático – cujo eixo de pesquisa e atuação é o movimento do corpo no espaço como uma via de transformação de desequilíbrios – que tem como finalidade melhorar o nosso funcionamento físico e mental.

Frederick Mathias Alexander, Australiano e pai da técnica Alexander, descobriu que tensão excessiva deriva de uma restrição mental e física, em que restringe os movimentos e cria pressão sobre as nossas articulações, coluna vertebral, respiração e outros órgãos.

O principal objetivo desta técnica é o de restituir a liberdade de expressão do nosso corpo e permitir que a nossa mente mais alerta.

A técnica é assim uma forma de educação psicofísica. Baseada na observação de hábitos inconscientes, hábitos esses que perturbam os nossos reflexos que estão associados a problemas de saúde e performance. A técnica promove assim um maior e melhor controlo da nossa coordenação, prevenindo muitos tipos de doenças como dores cronicas de costas, fraca postura, e performance desadequada.

Normalmente é ensinada em formato aula individual e os professores acreditados desta técnica efetuam um curso de 3 anos para poderem lecionar.

Propósito:

Tendo em conta que a técnica Alexander ajuda os estudantes a melhorar o seu funcionamento no seu geral tanto ao nível físico como mental, a técnica oferece um grande numero de benefícios.

Nikolaas Tinbergen em 1973, aquando do discurso do novel da literatura, referiu-se á técnica Alexander como “uma melhoria substancial em diversos planos como tensão arterial elevada, respiração, sono profundo, boa disposição, alerta mental, resistência a pressões do exterior e uma nova capacidade que permite ajudar na aprendizagem de um instrumento”.

Nesse discurso, ele continuou a referir uma lista interminável de melhorias: “reumatismo, incluindo varias formas de artrites, problemas respiratórios, problemas de circulação sanguínea, gastroenterites de vários tipos, falhas sexuais, dores de cabeça e estados depressivos”.

Alguns livros dos anos 80 e 90 descreveram os benefícios da técnica Alexander ao nível da melhoria da coluna vertebral, como dores cronicas da coluna vertebral, problemas ao nível da postura, lesões repetitivas, benefícios durante a gravidez e parto, ajuda nas terapias físicas e na reabilitação através de exercícios, melhoramento em lesões provocados pelo uso excessivo do computador, melhoria na aprendizagem escolar das crianças, melhoramento vocal e também ao nível da performance em palco por parte de um abrangente numero de artistas.

Descrição:

Origem

Frederik Mathias Alexander nasceu em 1869 na Tasmânia, Austrália. Ele tornou-se um Actor Shakespeariano e desde muito cedo ele começou a ter problemas com a sua voz. Ele tentou a ajuda de vários médicos, mas apenas sugeriram um maior repouso entre as suas atuações. O seu problema persistiu. Alexander reparou que o seu problema de perda de voz (rouquidão) estava relacionado com algo que ele fazia durante a sua performance que ele não estava ciente do que seria. Alexander voltou a contactar vários médicos para conversar sobre o seu problema, mas os próprios não sabiam o que Alexander fazia durante as suas atuações em palco que levariam a uma perda da sua voz.

Assim, Alexander começou uma etapa de auto-observação e descoberta. Utilizando três espelhos ele observou-se enquanto executava diferentes ações como recitar, falar, enquanto se sentava, levantava e caminhava. Alexander conseguiu assim superar o seu problema de perda de voz. Um dos aspetos mais importantes da sua descoberta foi que ele percebeu que de forma a alterar a maneira como ele utilizava o seu corpo ele teria que antes de mais alterar a maneira como ele pensava. Assim, ele redirecionou os seus pensamentos de tal forma que ele não produzisse excesso de tensão quando ele necessitava de falar ou movimentar-se. Depois de ele ter feito esta descoberta no final do seculo 19, Alexander tornou-se o pioneiro na medicina do corpo-mente.

Primeiramente, atores e dançarinos procuraram Alexander com o sentido de superarem as suas dores físicas e melhorarem a sua expressividade e espontaneidade durante as atuações. Mas apos pouco tempo um maior numero de pessoas procuraram Alexander para ajuda nos seus problemas físicos e mentais.

Como é ensinada:

A técnica Alexander é essencialmente ensinada em sessões individuais. No entanto existem pessoas interessados em workshops da técnica. As aulas individuais variam entre 30 minutos e 1 hora e estas são ensinadas em series. O numero de aulas depende da dificuldade dos alunos em se coordenar ou do interesse do aluno em pretender persistir na aprendizagem da técnica.

Durante a aula o professor direciona o aluno através de simples movimentações utilizando as suas mãos de forma a que o aluno possa identificar e parar padrões destrutivos de tensão. Tensão surge através de processos mentais e físicos, portanto conversas sobre reações individuais e comportamentais são normais durante uma sessão.

A técnica ajuda os alunos a movimentarem-se de maneira mais leve e equilibrada melhorando a sua coordenação. No inicio de um movimento, a maioria das pessoas atira a sua cabeça para trás, eleva os seus ombros em direção ás suas orelhas, arqueiam as suas colunas vertebrais, tensionam as suas pernas sendo o resultado final uma produção excessiva de tensão no seu corpo. Alexander referiu-se a esta tensão excessiva como uso incorreto do nosso corpo.

Alexander descobriu que a otimização do funcionamento do nosso corpo é muito difícil de ser mantido mesmo num curto período de tempo em completar um simples movimento. As pessoas, em especial adultos, tem fortes hábitos de tensão associados com o movimento. O uso indevido dos nossos músculos é um problema cronico. Pode ser causado pelo facto de passarmos muitas horas com o nosso corpo quase dobrado nos nossos sofás ou cadeiras, pelo excesso de tempo que passamos sentados ou a conduzir e mesmo pelo facto de passarmos grande parte dos nossos dias a pensar no que temos que fazer sem prestar qualquer atenção ao que fazemos com o nosso próprio corpo.

A primeira coisa que um professor faz para aumentar a consciencialização sensorial, particularmente ao nível do pescoço e da coluna vertebral e ensinar a prevenir excessos de tensão.

Por exemplo, numa sessão em que o aluno está a principiar a técnica, e lhe for pedido para iniciar o movimento de se sentar, provavelmente ele tensionará os seus músculos como é seu hábito. No entanto, se o professor lhe perguntar para ele colocar de lado a intenção de iniciar o movimento de forma a que os músculos do seu pescoço possam expandir levando a uma maior consciencialização de todo o corpo. Desta maneira o aluno poderá mudar os seus hábitos de tensão na resposta ao movimento de sentar. Este formato e um principio que e aplicado a todas as esferas da nossa vida quotidiana.

Termos Principais:

Direção – significa restabelecer o equilíbrio (livre) da cabeça na coluna vertebral resultando numa libertação dos músculos da coluna vertebral e pernas que premir-te-á uma melhoria na coordenação.

Habito – refere-se essencialmente aos hábitos físicos e mentais de tensão que estão presentes em cada individuo de maneira muito particular.

Inibição – refere-se ao momento em que numa aula da técnica Alexander, o aluno é conduzido a não começar um determinado movimento com o único objetivo de evitar tensionar os seus músculos da mesma forma que lhe é habitual fazer.

Consciencialização sensorial – significa trazer a atenção das sensações de tensão e/ou libertar os músculos.

Objetivo:

O principal objetivo da técnica é primeiramente educacional. Os professores desta técnica utilizam as suas mãos simplesmente para gentilmente guiar o aluno durante o movimento.

O aluno perceberá com a pratica que ao deixar a cabeça repousar no topo da coluna vertebral ele restituirá o seu equilíbrio natural. Normalmente quando esta relação entre a cabeça o pescoço e a coluna vertebral é estabelecida, o aluno reduzira de forma substancial os níveis de tensão.

Assim que o aluno começa a ter aulas consecutivas da técnica Alexander a sua consciencialização aumenta, tornando-se mais claro para ele quais os hábitos que provocam mais tensão. Os alunos vão aprendendo assim a reduzir essa tensão muscular que lhes era habitual durante o seu dia a dia. Eles podem experienciar como habito apertos musculares ou dores em diferentes partes do corpo. Ocasionalmente os alunos poderão sentir uma maior leveza durante as sessões provocado por uma descontração nos músculos do corpo tendo um efeito libertador no nosso sistema respiratório.

Pesquisa e aceitação geral:

Alexander tornou-se famoso entre os intelectuais, artistas, e comunidade medica em Londres durante a primeira metade do seculo XX. De entre vários apaixonados da técnica Alexander estavam John Dewey, Aldous Huxley, Bernard Shaw, e cientistas famoso como Raymond Dart, G.E. Coghill, Charles Sherrington, e Nikolaas Tinbergen.

Pesquisadores continuam a investigar os efeitos e a aplicação da técnica Alexander no plano educacional, medicina preventiva e reabilitação.

Source:

http://medical-dictionary.thefreedictionary.com/Alexander+Technique

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